No topo do verão.

A minha amiga Alessandra comentou ontem aqui no site que gostaria de saber quem pode usar o salto plataforma e quem deve evitar. Esta é uma questão extremamente interessante, já que o salto em questão é uma das tendências para o verão 2011-2012, como todos já sabemos a tempos. Se você, como a Alessandra, gostaria de saber como usar ou combinar alguma peça ou acessório, deixe um comentário para mim que eu terei o maior prazer em poder tirar as suas dúvidas. Vamos, portanto, ao que interessa.

Em primeiro lugar eu gostaria de esclarecer que salto plataforma e salto anabela são duas coisas parecidas, porém diferentes. A diferença pode parecer sutíl, mas existe e deve ser considerada. O salto plataforma é alto do início ao fim da estrutura do sapato, já o salto anabela é mais fino no início da estrutura do calçado e se apresenta mais grosso da metade para o final. Para que vocês entendam melhor, abaixo as fotos mostrando o que é o que.

Salto plataforma Luíza Barcelos & Salto anabela desfilado no Fashion Rio

O salto plataforma não é novidade alguma, ele já existe faz um tempo e você já deve ter experimentado usá-lo no passado. Bem, caso contrário, se o salto plataforma for mesmo uma novidade para você, antes de você virar adepta e até mesmo para você já virou uma, eu preciso te contar uma coisa. Em uma matéria publicada pelo site G1 em 22-08-2010 mostra que foi feita uma pesquisa pela USP em que foi constatado que o salto plataforma prejudica mais a circulação sangüínea nas pernas do que o salto agulha. (Confira matéria ). O mais engraçado é que o salto plataforma é o citado por nós mulheres, como o que gera mais conforto. Curioso, não?

Bem, falarei então sobre quem pode ou não usar o salto plataforma neste verão, mas está na cara que quem tem varizes ou tendência a desenvolver o problema, precisa pensar seriamente se quer arriscar ou não agravá-lo ou desenvolvê-lo. O time de mulheres de pernas muito finas ou muito grossas deve evitar o uso do salto plataforma, pois não fica bonito, na minha opinião. As que estão com o peso ideal e tem as pernas na medida (ou seja, entre o muito fina e o muito grossa) podem usar sem medo de errar.

As mulheres muito altas (quando eu digo muito altas eu estou falando de vocês que tem mais de 1,75m), na minha opinião, não ficam bem de salto plataforma, mas se você é alta e se sente linda e confortável com o salto, vá em frente! As baixinhas, até 1,60m podem usar esse tipo de salto, desde que não estejam acima do peso. Usem o bom senso, sempre! O que eu vejo por aí são pessoas usando determinadas coisas que as deixam horrendas, mas que elas não dispensam por querer estar na moda. Seguindo agora com as mocinhas do time de estatura mediana e que, desde que também não estejam acima do peso, podem abusar do salto plataforma.

Se você tem os tornozelos e as panturrilhas mais gordinhos, o salto anabela pode ser a sua melhor alternativa ao salto plataforma, pois dá a impressão de estar alongando as suas pernas e as deixando elegantemente mais finas e torneadas. Acredite!

Como eu sempre digo, evite usar algo que não te deixe confortável e não te faça se sentir simplesmente fabulosa. Você merece se sentir linda e confiante na sua própria pele. Isso é muito mais importante do que estar na moda.

Se você leu este artigo e sente que precisa de uma ajuda mais específica, deixe o seu comentário aqui que farei o possível para lhe ajudar.

Em breve estarei postando maneiras simples de combinar o salto plataforma nesse verão.

Até breve.

