Macacões

Uniforme de trabalhadores, tais como pedreiros, carpinteiros, mecânicos e muitos outros, o macacão tem toda uma história de vida. Em se tratando de nós mulheres, ele só passou a fazer parte do nosso cotidiano durante a Primeira Guerra Mundial, quando começaram a ser vendidos como uniforme para a classe feminina que trabalhava nas fábricas. Certamente que não era uma peça de desejo e muito menos artigo de luxo no guarda-roupa daquelas trabalhadoras.

Na década de 1990, Demi Moore o tornou um artigo de desejo para as mulheres da época, quando o vestiu tão lindamente no filme Ghost – Do outro lado da Vida. A partir daí, o macacão que antes era peça relacionada apenas à labuta, passou a ter o seu lugar nas araras das lojas e a serem confeccionados com os mais diferentes tipos de cortes, tecidos e estampas.

Hoje em dia não é diferente. Os macacões estão mais uma vez em alta e, para este verão não faltam opções para todos os gostos e estilos. Estarei então dando dicas, para todos os tipos físicos, sobre como usar e tirar o melhor proveito da tendência. Vamos nessa!

Exaltando as formas femininas, os macacões são lindos e charmosos!

Silhueta oval

O macacão certo pode ajudar você a alongar a sua silhueta e a disfarçar o busto, coxas, quadril e barriga volumosos, além das suas formas arredondadas também. Listras verticais, tecidos estruturados, porém que não gerem volume, cores escuras, alças largas em uma peça que não seja acinturada são fundamentais para que você consiga o equilíbrio desejado para a sua silhueta. Duas características importantes desse macacão: Que ele não tenha recorte logo abaixo do busto e que o seu comprimento chegue a tocar o peito do pé.

Silhueta de triângulo invertido

O macacão ideal para você é um que não fique muito justo ao seu corpo, para não marcar a sua silhueta. Como seus ombros são mais largos em relação ao seu quadril, seu busto volumoso e as pernas finas. Um macacão de tecido fluído, cor clara ou estampas na parte inferior e que tenha as pernas da calça largas é o ideal para o seu tipo físico. Na tentativa de disfarçar os seios volumosos e os ombros largos, cava americana e gola “V”, cor escura e nada de detalhes na altura do busto. Frente única e tomara-que-caia são um no-no.

Silhueta de ampulheta

Um macacão de corte reto, sem muitos detalhes na altura do busto e que não possua estampas que gerem volume às suas coxas e quadril é o ideal. Nada de malhas volumosas ou detalhes que escondam as suas formas. Um macacão trespassado, tipo envelope e levemente acinturado é um must-have.

Silhueta retangular
Um macacão com boca de sino, cintura baixa ou ajustado por pences na altura do quadril, detalhes verticais como zíperes e pespontos, com gola de corte “V” ou “U”, recortes que evidenciem um afinamento da silhueta, gerando a ilusão de uma cintura é o tipo ideal para você. Se desejar usar cintos que eles sejam colocados na diagonal ou deslocados.

Silhueta triangular

O que você quer é chamar a atenção para a parte superior do seu corpo, que comparada a inferior, se mostra mais estreita. Equilíbrio entre parte superior e parte inferior pode ser conseguido usando um macacão que tenha gola ou manga volumosa, detalhes na parte superior, tal como um corte diagonal na gola, formando uma manga só na peça, por exemplo. Nada de alças finas! Busque um macacão que tenha a parte superior clara, colorida ou estampada e a parte inferior de cor escura. Caso opte por incrementar o visual com um cinto, que ele seja colocado na altura da cintura. Evite a todo custo chamar a atenção para os quadris. Tecidos colados ao corpo são um no-no!

É isso meninas! Agora agarrem os seus macacões arrasem por aí nesse verão lindo!

Até breve.

Advertisements