Jogo de cores

A maioria dos meus artigos são baseados em dúvidas, que chegam até mim, principalmente através das pessoas mais próximas. Elas sugerem temas, tem dúvidas sobre áreas específicas e, depois de um tempo eu acabo utilizando algumas delas para escrever aqui para o blog. Isso porque imagino que outras pessoas possam acabar sentindo a mesma dificuldade na hora de usar determinadas roupas e acessórios. Obviamente, neste espaço é preciso generalizar um pouco, pois cada pessoa tem uma história, um ritmo de vida e uma necessidade específica.

Um dos ítens do guarda-roupa feminino que injeta alegria instanânea em qualquer visual mais simples são as meias-calças coloridas, porém alguns cuidados devem ser tomados, a fim de não cometer certos pecados que podem comprometer todo o visual.

Geralmente, quem gosta muito deste ítem são as adolescentes e bem, em minha opinião são elas que tem total liberdade para usar e abusar de cores e estilos diferentes, quando se trata do assunto. Na adolescência a palavra “experimentar” é quase que uma regra. É nessa fase que estamos buscando a nossa identidade e a vestimenta acaba servindo como linguagem, identificando a que grupo pertencemos ou desejamos pertencer. Obviamente esta verdade se aplica nas demais fases da nossa vida também, mesmo que não esteja relacionada à busca de uma identidade.

Em todo o caso, não darei dicas apenas para as adolescentes, mas para toda mulher que desejar usar meias-calças coloridas para compor um look. Afinal de contas, girls just wanna have fun.

– Ao utilizar cores precisamos sempre ter em mente que as claras e vibrantes dão a ilusão de volume e que aquelas que são profundas e escuras fazem o trabalho contrário, gerando assim uma ilusão de dimunuição de volume.

– Utilizar a mesma cor em um look, ou seja, um look monocromático, gera a ilusão de que o corpo é mais slim, mais esguio.

– Um cuidado importante que devemos ter é na hora de utilizar botas de cor escura, de cano médio ou longo, em conjunto com meias-calças coloridas. Se você tiver as pernas curtas vai acabar causando o que eu chamo de efeito corte, ou seja, suas pernas vão parecer ainda menores, principalmente se forem pernas grossas. O ideal no seu caso é utilizar meias-calças de cores profundas e escuras e uma botinha de cano curto, da mesma cor do par de meias-calças escolhido, caso isto seja possível.

– Na hora de combinar as cores das roupas com as cores das meias-calças, existem infinitas possibilidades, mas aqui vão algumas dicas de combinações que são receita de sucesso garantido. Ah! E eu nem preciso dizer que preto + qualquer cor de meias-calças é uma combinação segura, ideal e perfeita, né? Vamos lá.

*Azul + amarelo
*Vermelho + verde
*Laranja + amarelo
*Amarelo + azul
*Vermelho + azul
(Evite vermelho + amarelo, a não ser que você queira parecer a esposa do Ronald McDonald)
*Rosa + azul
*Vermelho + rosa
*Roxo + cinza
*Cinza + rosa

Essas são apenas algumas das combinações possíveis, é claro.

– Na hora de utilizar os acessórios, você pode usar a mesma cor da roupa ou do par de meias-calças para compor o visual. Se quiser inovar pode optar por uma cor altamente contrastante. Você decide.
Exemplo: Vestido cinza + meias-calças rosa + par de sapatos na cor amarela.

– Pode combinar peças estampadas com meias-calças coloridas? Pode! Desde que exista uma harmonização entre as cores na estampa com a cor do par de meias-calças.

Exemplo: Vestido de padronagem xadrez em azul, cinza e preto + meias-calças rosa.

O ideal é prestar atenção em qual é a cor predominante na estamparia e, a partir daí fazer a composição, seja com cores harmônicas ou com cores contrastantes. Ah! E é claro que os tons neutros e pastel podem entrar na brincadeira.
Uma das combinações que eu considero mais belas é entre o vermelho e o bege clarinho, por exemplo.

Anúncios