Sobre as cores…

Criando o artigo de ontem sobre meias-calças coloridas, me veio o desejo de escrever aqui no blog um pouco mais do meu conhecimento sobre as cores e de como elas se complementam, se contrastam e etc.

É de suma importância para alguns profissionais, o conhecimento profundo sobre o assunto em questão. Já pessoas comuns não se preocupam demais em saber como as cores funcionam. Bem, deveríamos todos nos preocupar, não em demasia em saber como as cores funcionam, mas principalmente em saber como podemos usá-las, de maneira a conquistarmos um visual mais saudável e bonito. As cores são uma das partes fundamentais na hora da composição de um look, portanto saber combiná-las de maneira ideal é muito importante e vai gerar resultados surpreendentes.

Durante algumas semanas, às quartas-feiras, estarei publicando artigos sobre este assunto e, para começar, vamos falar sobre o básico.

Círculo cromático

O que é?
O círculo cromático nada mais é do que a representação de cores que são visíveis aos olhos humanos. O espectro das cores está representada no círculo cromático em forma circular, como o próprio nome já sugere, e é normalmente utilizado nas artes em geral, para que seja possível identificar, com maior facilidade e precisão as cores harmônicas.

Neste círculo temos acesso a geralmente 12 cores. Três delas são primárias (normalmente amarelo, azul e vermelho), três são secundárias – resultado da mistura entre as cores primárias – (verde, violeta e laranja) e seis são terciárias – resultado da mistura entre cores primárias e secundárias.

As 12 cores do círculo cromático.

Essas 12 cores se dividem ainda em cores quentes e cores frias. As cores consideradas quentes são o vermelho, o amarelo e todas as cores em que estas duas prevalecem. As cores frias são o azul, o verde e todas as demais em que essas duas prevalecem.

Circulo Cromático: Círculos grandes - Cores primárias; Círculos médios - Cores Secundárias; Círculos pequenos - Cores terciárias.

A partir das cores no círculo cromático, existe a possibilidade de criamos uma infinidade de outras cores e tonalidades.

Você deve estar se perguntando agora, mas e o preto e o branco? Não fazem parte deste círculo? Na verdade não diretamente. O preto, o branco e algumas graduações do cinza são conseguidos através da mistura entre cores que chamamos de complementares. As cores complementares nada mais são do que as cores opostas no círculo cromático. Elas carregam muito contraste entre si e servem para dar ênfase, destaque às composições. Importante mencionar que uma cor primária nunca irá fazer parte da construção de uma cor secundária complementar.

Na quarta-feira que vem, irei contar para vocês tudo o que sei sobre as cores complementares.

Advertisements