Sobre as cores… (Parte II)

Na quarta-feira retrasada comecei uma série de artigos sobre as cores e como harmonizá-las. Esta é uma tentativa de ajudar você a coordenar melhor os ítens do seu guarda-roupa, compreendendo como as cores se complementam ou como as mesmas se contrastam.

Para quem não leu a primeira parte do artigo e gostaria de fazer isto, antes de prosseguir na leitura deste, basta clicar aqui.

Cores complementares
Como disse na semana retrasada, as cores complementares nada mais são do que as cores opostas no círculo cromático. Elas carregam muito contraste entre si e servem para dar ênfase, destaque às composições e, se misturarmos duas cores complementares, o resultado será a cor preta ou branca, caso não, uma nuance de cinza será conseguida.
Existem cores complementares diretas, duplas e divididas. Vamos falar agora de cada uma delas.

Cores complementares diretas
São complementares diretas as cores que estão diretamente opostas no círculo cromático. Ao utilizar cores complementares diretas conseguimos um contrates altíssimo, já que normalmente teremos uma cor fria combinada a uma cor quente.

Cores complementares duplas
Acontece quando usamos duas cores combinadas às suas complementares diretas. O aumento do contraste é mais visível do que o conseguido quando combinamos uma cor à sua complementar direta e a riqueza conseguida ao fazer o uso destas quatro cores pode ser facilmente notada.

Cores complementares divididas
É quando, ao invés de utilizarmos a cor complementar direta à cor que escolhemos, resolvemos usar as duas mais próximas à complementar direta que foi “dispensada”. Com isto notamos uma harmonia maior entre as cores e uma queda no contraste, embora ele ainda possa ser notado.

Por hoje é isso, gente. Vamos continuar falando sobre cores em mais alguns artigos, possivelmente todas as quartas-feiras. Espero que estejam gostando e que possam tirar proveito deste conhecimento na hora de se vestir.

Beijos!

Anúncios