A opinião de Nika – Fashion Rio – Dia 1

Final do último desfile da noite do primeiro dia de Fashion Rio edição Primavera/Verão 2012-2013 – Alessa.

A moda existe para que nós possamos retirar dela elementos que devem ser usados na composição do nosso estilo pessoal, nas mais diversas ocasiões de nossas vidas. Por isso, a cada seis meses ela se reiventa, trazendo para nós novos elementos, que irão manter o nosso estilo atualizado e a indústria da moda se movimentando a pleno vapor. A grande sacada, porém é saber como reconhecer o nosso estilo, para assim saberemos extrair da moda o somente necessário, sem ficarmos reféns dela e nos tornarmos o que conhecemos por “fashion victims“. Além da necessidade de identificarmos o nosso estilo pessoal, também é preciso conhecer o nosso tipo físico, para não cairmos nas armadilhas das fashion trends.

Pois bem, o Fashion Rio teve seu início no dia de hoje e muita coisa bacana foi desfilada, já para a temporada de primavera/verão 2013. Agora eu darei uma pincelada no que de mais útil e interessante as marcas levaram para a passarela e indicarei os tipos físicos que podem usar e abusar da principais novidades para a estação mais quente do ano.

As sais rodadas e a cintura bem marcada da Oh, Boy!

Oh, Boy e a sua inspiração oriental, que trouxe para a temporada de Primavera/Verão 2012-2013, saia rodada e cintura marcada.

Para quem gosta do estilo girlie e ainda quer dar um toque mais moderninho à ele, a coleção da Oh. Boy! trouxe todos os elementos para servir de inspiração na hora de criar o seu look. Porém a marca também trouxe uma modelagem mais larguinha para os vestidos, que podem ser usados com ou sem cinto. Além disso existem shorts, saias, camisetas e jaquetinhas. Tudo muito feminino e com inspiração oriental.

A cintura bem marcada fica bem para quem tem shape de ampulheta, por marcar ainda mais a cintura que já é naturalmente bem desenhada. Outro shape que pode usar sem medo esta tendência é o de triângulo invertido, principalmente pelo fato de a saia ser rodada, já que isto gerará um equilíbrio entre ombros e quadril. Quem tem shape de retângulo, ou seja, quem não tem uma cintura naturalmente delineada também pode abusar das saias e vestidos com a cintura marcada. Já quem tem o shape oval ou o de triângulo (pera) deve evitar saias rodadas e a cintura muito marcada. Ambos os shapes devem chamar a atenção para a parte superior do corpo, principalmente os ombros.

Bordados, muito brilho e cor é a proposta da Sacada para o verão 2013

Cores, brilhos e bordados, como os vistos no desfile da Sacada geram volume e por isso exigem cuidados na hora de usá-los.

A primeira palavra que salta em minha mente quando revejo as peças da coleção de primavera/verão da Sacada é volume. Volume em todos os sentidos, pois bordados, brilhos e cores vibrantes são mestres em gerar a ilusão de volume. Obviamente, existe na coleção peças em cores mais sóbrias, mas o que mais aparece são estes elementos, sobre os quais tenho algumas considerações a fazer.

Caso você tenha a parte superior do seu corpo mais volumosa, como por exemplo, seios fartos, evite a qualquer custo usar estes elementos, pois você irá ressaltar ainda mais esta característica do seu corpo e possivelmente não irá gerar proporcionalidade de um modo geral, em sua silhueta. O mesmo serve para quem tem a parte inferior do corpo mais avantajada, como por exemplo pernas e quadril volumosos. Prefira usar as cores, os bordados e o brilho nas regiões do seu corpo onde não existe muito volume e contrabalanceie-o com peças em tons escuros e neutros, para gerar harmonia não apenas no visual, mas também na silhueta.

Os tons pastel, os bordados, os plissados e as pregas da Patachou. 

A Patachou levou muita transparência, delicadeza e feminilidade para a passarela desta 21ª Edição do Fashion Rio.

Quatro elementos que merecem cuidados na hora de incorporar ao nosso guarda-roupa. Os tons pastel nem sempre dão um ar de saúde à nossa face e sabe por que? Porque nem todo o tom de pele nasceu para esse tipo de cor. Caso note olheiras e uma diferença imediata na tonalidade da sua pele, como por exemplo, palidez, tente combinar a peça à um acessório colorido que possa ser usado próximo ao rosto. Ou então tente usar a cor pastel na parte inferior do corpo.

Bordados, plissados e pregas geram volume e devem ser usados, preferencialmente, longe das áreas volumosas do seu corpo.

As estampas e os conjuntinhos da Alessa

Tá tudo combinado (again). Parece que os looks combinados não vão nos abandonar nem tão cedo. Vide a coleção Primavera/Verão 2012-2013 da Alessa, no primeiro dia de Fashion Rio.

Quanto às estampas, a minha dica é: Estampas pequenas à médias, para mulheres magras e estampas médias a grandes, para mulheres com a silhueta mais volumosa. Mantenha a proporcionalidade e tudo vai ficar bem. Cuidado também com as cores, lembra? Elas também geram volume e associadas à estampas podem se tornar um problemão.

Em relação aos conjuntinhos, confesso que eu não gosto muito deles. Não gosto de nada combinado demais, pois sou muito a favor de looks totalmente descombinados. Acho um charme! Mas, caso você goste e seja adepta, minha dica é: Se o conjuntinho for estampado, mantenha a neutralidade nos acessórios. Por mais que digam que não, menos é sempre mais.

Obs.¹: Não dei uma opinião sobre Blue Man por se tratar de marca de beach wear. Farei um review, ao final do evento, apenas sobre o assunto. Não dei opinião sobre a New Order por se tratar de acessórios e não caber uma opinião mais específica sobre o assunto neste artigo.

Advertisements