Fashion Rio – Verão 2013 – Dia 5

Chegamos ao último dia de desfiles pelo Fashion Rio. Muita coisa aconteceu, obviamente, durantes os últimos quatro dias e, tudo o que rolou nas passarelas está aqui no blog, tanto em fotos, quanto em informações sobre as coleções e até mesmo a minha opinião sobre as mesmas.

Abaixo você confere tudo o que aconteceu no quinto e último dia de Fashion Rio – Edição Primavera/Verão 2012 – 2013. Enjoy!

Poko Pano

Abrindo a última tarde/noite de desfiles pelo Fashion Rio, a Poko Pano, inspirada na cidade Salvador, na Bahia, levou para a passarela, como já era de se esperar, uma coleção de moda praia bastante colorida. Os biquínis e maiôs tem shapes diversificados e as estampas das peças tem, obviamente, paisagens e símbolos típicos do lugar de inspiração da coleção. Destaque para a calça para ser usada no pós-praia, que lembra as utilizadas pelos capoeiristas. O desfile pecou pela falta de novidade.

OEstúdio

O tema escolhido pela Oestúdio foi os moradores de rua e a coleção tem por nome “R.U.A – Realidade Urbana Anônima, embora não tenha apresentado o tema de forma pejorativa, mas de maneira criativa. Surpreendentemente, o desfile de primavera/verão 2012/2013 do coletivo e sua parceria com 20 estudantes veio não apenas criativo, mas também com muitas peças que carregam a possibilidade de serem usadas. As referências aos moradores de rua se fizeram presentes em peças que continham amarrações ajustáveis e misturas de “pedaços de peças”, como preferir. A impressão que se tem ao visualizarmos as peças é a de que os materiais foram reutilizados para dar vida à coleção.

Andrea Marques

Terceira marca a pisar na passarela deste último dia de Fashion Rio, Andrea Marques trouxe a idéia de um verão feminino, colorido, leve e belo. Recortes, combinações bem feitas e vestidos mais larguinhos deram o tom da coleção, que tem na cartela de cores amarelo, laranja, preto, branco, estampas multicoloridas e florais. A maioria das peças são clássicas, porém não foram mostrados de maneira óbvia e previsível. Destaque para a sensualidade nada exagerada das pelas que carregam suave transparência. Se depender de Andrea, o verão será regido por cores solares, muita leveza e conforto.

Ausländer

A coleção de verão que a marca carioca Ausländer levou para a passarela foi inspirada nos super heróis dos quadrinhos e essa referência parece ter ajudado a dar uma amadurecida nos shapes, que vieram ora retos, ora fluidos e na cara das peças, que receberam uma pegada mais chic e menos street. Mais uma vez a cintura marcada, herança da década de 1950 se fez presente em mais um desfile desta edição do Fashion Rio. Terninhos, shorts e as famosas camisetas com inscrições bacanas, que sempre se fazem presentes nas coleções, não ficaram de fora. No geral, o visual da marca, que tinha um tema que poderia acabar deixando a coleção mais juvenil e menos adulta, surtiu o efeito contrário e até mesmo uma pegada mais sexy pode ser notada. Na cartela de cores, os tons evoluíram dos mais clarinhos até chegar aos mais escuros, com destaque para o preto e o azul. Estampas diversas figuraram na peças da coleção e dentre elas, desenhos dos super heróis, é claro.

Tryia

Mais um desfile de uma marca de beachwear nas passarelas do Fashion Rio e bem, moda praia sempre causa pouca ansiedade, pelo menos em mim, já que parece que 9 entre 10 marcas sempre colocam em suas coleções de verão, inspirações óbvias para um tema que merecia, sem sombra de dúvidas uma nova “leitura”, principalmente no que tange à estampas e cores. Por isso foi bom o que aconteceu na passarela da Tryia nesta última noite do evento carioca, já que a proposta de verão da marca, embora tenha bastante cor, saiu um pouco da obviedade, pelo menos quando o assunto foi a estamparia. Saem coqueiros, folhagens, paisagens de dunas, mares e etc e entram formas abstratas belíssimas e exclusivas. Palmas para Isabela Frugiuele, paulistana (Alô, cariocas!), estilista da marca. As formas das calcinhas aparecem micro e asa-delta e os tops ganham recortes e decotes estratégicos. Destaque para as peças de tule de lycra que figuraram por cima dos biquínis. Uma coleção que pode ser certamente usada tanto na praia, quando nas ruas.

Reserva

Fechando o último dia de desfiles, a Reserva levou para a passarela um mix de suas coleções intantil, masculina, que por acaso é o seu carro-chefe, e feminina. A festa (Sim, festa, show, como preferir) armada na noite de hoje foi certamente uma maneira divertida de fechar o evento de moda carioca. Review sobre a coleção? Hum, não necessariamente.

A coleção feminina trazia peças com uma silhueta que se ajusta ao corpo e carrega um apelo super feminino. Os comprimentos apareceram curtos, em sua maioria, porém macacões e vestidos longos não ficaram de fora da coleção de verão da marca. Decotes, transparências e recortes também estavam presentes. Na cartela de cores azul cobalto, o verde, roxo laranja, rosa shock, amarelo, cáqui e branco estão dentre as mais utilizadas nas peças e as estampas ganharam formas gráficas e florais.

Um verão divertido, colorido e bastante vivo!

 

 

Anúncios