SPFW – Verão 2013 – Dia 1

Foi dada a largada para uma das semanas de moda mais importantes do mundo. O SPFW acontecerá de hoje até sábado e, com certeza, muita coisa bacana vai rolar. Para quem gosta de estar ligado no que está acontecendo de novo na cena fashion, aqui no blog estarei postando tudo o que está rolando nos desfiles do evento que ditará a vogue para o próximo verão brasileiro. E já tem coisa pra contar, basta acompanhar tudinho logo aí embaixo.

Animale

Abrindo o primeiro dia de desfiles, a Animale, que foi até a África para que pudesse levar para a sua passarela de verão 2013 um safari noturno, colocou na passarela uma coleção interessante e bela, onde obviamente o preto acaba sendo a cor predominante. O desfile tinha tudo para ser pesado, quando pensamos na proposta propriamente dita, mas acabou ganhando muita leveza com o uso da malha de seda que ora veio ajustada à silhueta, ora veio mais fluída. O verão que a Animale propõe é o de uma África contemporânea, onde a estação mais quente do ano aparece leve, feminina e animal, sem ser clichê. Na cartela de cores tons neutros, terrosos e muito preto. As peças vieram com bastante textura, transparência e brilho na medida certa. O verão da marca terá shorts, saias, vestidos e macacões. As peças trazem recortes estratégicos, comprimentos variados, mistura de materiais, tecidos e texturas, além de um bocado de assimetria. A coleção tem tudo o que o verão precisa: conforo e frecor. Destaque para o efeito dos prints na malha de seda. Belíssimos!

Fotos: Portal FFW

Alexandre Herchcovitch (Feminino)

Inspirado em seu ídolo da adolescência, o cantor e compositor inglês Boy George, Alexandre Herchcovitch levou para a passarela uma coleção carregada de drama e muito, muito xadrez, mas sem ser óbvia ou caótica. A coleção foi simplesmente criativa e inusitada de um jeito agradável e interessante. Uma aula de ilusão de ótica para quem não compreende ainda como usar estamparia para criar a ilusão de uma silhueta mais volumosa, por exemplo. A grande maioria das peças traz a estampa xadrez, nem que seja em um detalhe da vestimenta. Destaque para aquelas que tinham uma cor de estampa na parte da frente e outra nas costas. Na cartela de cores branco, preto, verde, roxo, rosa, vermelho e cinza são predominantes. Os shapes da coleção são praticamente todos com corte retilíeo, sem marcar muito o corpo e, quando marca é a cintura que aparece bem desenhada. A mulher do verão da marca é uma mulher que ora é feminina, ora é andrógena, mas sem clichê que a condene. Destaque para os chapéus, que são criação de Stephen Jones, que também fez os chapéus do próprio Boy George. O verão de Alexandre Herchcovitch será um verdadeiro exagero criativo, para quem gosta de drama em sua forma mais poética, nada obvia ou desinteressante.

Fotos: Portal FFW

Tufi Duek

As flores foram as grandes rainhas da coleção de primavera/verão 2013 da marca, que levou para a passarela esta inspiração de maneira criativa e nada óbvia. Na cartela de cores tons neon, branco, verde, vermelho, amarelo, preto, violeta e rosa reinaram absolutos. As peças ganharam textura através da mistura de materiais e tecidos, mas nada ficou muito pesado, inclusive por conta do uso do tule que conferiu leveza e feminilidade à diversas peças da coleção. O volume também esteve presente em determinadas peças, assim como cortes geométricos, assimetria e fendas, que conferiram o tom sexy da coleção. O próximo verão de Tufi Duek também vai ter muitas sobreposições, mas nada que não seja bastante arejado e fácil de usar, pelo menos nos dias que não forem tão quentes assim. Destaque para o uso conjuto de vestido com calça e para as transparências distribuídas por diversas peças, em locais esratégicos das mesmas e para o batom vermelho sensacional da boca das modelos. Gamante!

Fotos: Portal FFW

FH por Fause Haten

Na passarela  de primavera/verão 2013 de Fause Haten estavam presentes vestidos e saias longas com fenda na parte inferior traseira,  um show de listras coloridas, macacão belíssimo, além de comprimentos curtíssimos, franjas estratégicamente posicionadas nas peças, decotes em V, silhueta bem marcada ora em tecidos maleáveis, ora em materiais mais rígidos. Além das listras, vimos também estampa de borboleta, brilhos, bordados belíssimos enfeitando diversas peças, transparência sem exagero e muita sensualidade e feminilidade. Destaque para a parte superior de alguns vestidos que lembram corpetes. A coleção do estilista traz uma proposta de verão que é luxo total! Teve até mesmo música ao vivo, cantada por Paula Lima e a música tem letra do próprio estilista. Importante salientar que os colares (lindos, por sinal) usados pelas modelos, tem sim inspiração africana, mas não a coleção inteira, segundo o próprio Fausen contou à TV Terra/FFW logo após o desfile.

Fotos: Portal FFW

Triton

A inspiração veio mais uma vez da cultura japonesa, mas dessa vez o foco é um Japão urbano, tecnológico e que não perdeu a cultura de criar formas através de dobraduras de papel e outros materiais, como é o caso dos origamis. Muitas cores, estampas diversificadas, cortes geométricos, sobreposições, comprimentos curtos, shape ora ajustando à silhueta, ora um pouco mais solto, brilhos, textutas e babados foram os pontos altos da coleção que mantém a pegada jovem de sempre. O verão da Triton tem muitos elementos interessantes em sua composição e certamente irá agradar a galera mais jovem que não dispensa cores e muita alegria nos vestidos, calças, saias, blusas e etc. Destaque para os macacões belíssimos e para as estampas muito bem trabalhadas. Na cartela de cores tons de roxo, vermelho, verde, azul, branco, dentre outras cores se fizeram presentes neste último desfile do primeiro dia de SPFW, edição primavera/verão2013. Amanhã tem muito mais!

Fotos: Portal FFW