SPFW – Verão 2013 – Dia 6

Chegamos ao último dia da temporada de primavera/verão do SPFW. Confira abaixo tudo que rolou por lá.

Cavalera

Abrindo este último dia de desfiles do SPFW Verão 2013, o desfile da Cavalera aconteceu no Ferro Velho Ciclo Aço, no bairro da Mooca, ou seja, mais um desfile externo. Em meio a trens abandonados, muita sucata e anjos com longas asas foi apresentado o tema usado para dar vida à coleção: “Salvador Rocks”. Reinaram casacos pesados e sobreposições, dando a pinta de um verão com cara de inverno, mas sem exageros. Na cartela de cores preto, off white, verde, azul e metalizados, com destaque para o cobre e o dourado. Ao final da apresentação aconteceu uma manifestação onde organizadores e estilistas pediram à presidente Dilma um maior diálogo e atenção do governo em relação ao mercado de moda no Brasil. A ideia principal para que a manifestação acontecesse partiu de conversas entre Paulo Borges (Diretor criativo do SPFW) e Alberto Hiar (Dono da Cavalera). Participaram, vestindo uma camiseta com a inscrição “Presidenta Dilma, precisamos falar com você!”, Paulo Borges, Lino Villaventura, João Pimenta, Reinaldo Lourenço, Samuel Cirnansck, Igor de Barros, David Pollack, Augusto Mariotti, Fause Haten, Graça Cabral, Camila Yann e Raquel Davidowicz, da Uma.

Alguns looks do desfile.

André Lima

A proposta de verão de André Lima tem silhueta ora ajustada ao corpo através da alfaiataria, ora mais leve e esvoaçante, principalmente em saias e vestidos. Mix de tecidos, texturas e cores também se fizeram presentes, além de babados colocados estratégicamente nas peças, dando volume e movimento. A coleção está feminina e sensual na medida certa. O trabalho de estamparia veio belíssimo e é de encher os olhos. Conjuntinhos e hot pants continuam em alta para a próxima estação. Na certela de cores tons de roxo, verde, vermelho e azul deram vida aos looks. Assimetrias, recortes e drapeados deram ainda mais graça à algumas peças. Novidade? Os brincos enormes e chamativos que as modelos estavam usando. Será que além dos maxicolares, os maxibrincos farão sucesso no verão 2013? Só não esqueça de usar uma coisa OU outra, ok? As duas em conjunto vai ficar totalmente OTT (Over the top, ou seja, excessivo e nada elegante).

Alguns looks do desfile.

Têca por Helô Rocha

Estreando nas passarelas do SPFW (A marca desfilou duas coleções por oito anos seguidos, mas em terras cariocas, no Fashion Rio), Têca por Helô Rocha levou uma proposta de verão com muitas estampas inspiradas na obra Volta ao Mundo em 80 Dias, de Julio Verne. O ponto alto foram as minissaias plissadas e evasê e os cocktail dresses. O comprimento veio curto, o que é muito agradável para quem aproveita o verão para mostrar as pernocas bem delineadas. Assimetria, tranparências, recortes e camadas também se fizeram presentes. Peplum + saia armada desde a cintura, conjuntinhos com top + calça, body + jaqueta e calça + jaqueta também apareceram no catwalk da marca. Mix de tecidos e estampas foram muito bem feitos, aliás a coleção inteira estava impecável e muito bonita. Os looks vieram frescos e as formas são estruturadas, com predominância para a cintura marcada. Destaque para o tricô que dava o acabamento entre saias e tops, por exemplo e para o cinto de bússula super fofo.

Alguns looks do desfile.

Fernanda Yamamoto

Com uma coleção inspirada nos trabalhos de Helio Oiticica,  pintor, escultor, artista plástico e performático brasileiro, falecido em 1980 e Luiz Barragán, arquiteto mexicano, Fernanda Yamamoto colocou na passarela de verão 2013 deste último dia de SPFW, uma coleção cheia de geometria, grafismos, cores vibrantes, dobraduras e assimetria. A transparência ficou por conta de um bordado em tule de armação. Os looks tem a silhueta ajustada ao corpo e o comprimento curto é predominante. Mix de tecidos e cores em uma mesma peça também se fizeram presentes. Destaque para o material de aspecto plástico utilizado em diversas peças, na segunda parte do desfile e para os quadrados perfeitamente trabalhados que deram vida a diversas peças da coleção. Na cartela de cores, os tons de laranja, amarelo, verde, azul e rosa predominaram.

Alguns looks do desfile.

Amapô

Em um desfile de verão cheio de peças e estampas com cores vivas a Amapô se apresentou na última noite de SPFW. A coleção veio muito divertida e extravagante. O tema é, no mínimo interessante: “Escolha seus ingredientes e monte seu drink” e, por conta deste tema a grife colocou na passarela vários looks com estamparia contendo diferentes tipos de copos e muitas cores e estampas psicodélicas também estavam presentes.  Os vestidos ganharam assimetria, babados e franjas de canutilhos. A moda masculina chamou atenção pela ousadia de algumas peças, como um vestido, por exemplo. Destaque para os ombros, que ganharam maxidobraduras arredondadas, com efeito sanfona. O ponto alto foi a trilha sonora com Titâs, Paralamas do Sucesso e Skank! Viva a música e a moda brasileiras!

Alguns looks do desfile.

Samuel Cirnansck

Fechando a noite e esta temporada de desfiles pelo SPFW, edição primavera/verão 2013, Samuel Cirnansck colocou na passarela um desfile absurdamente lindo, inspirado em peixes, mariscos e outros elementos marinhos. No início da apresentação, vimos balanços presos por corda, gelo seco e carpetes dando ainda mais beleza, não apenas ao cenário, como também às peças da coleção. Na cartela de cores tons de bege, preto e nude-rosê. Havia pedras e cristais nos bordados dos vestidos, na parte mais estruturada dos mesmos, mas as madrepérolas e as pérolas também ganharam destaque. Uma coisa que chama a atenção logo de cara é o contraste entre o peso da parte superior dos vestidos e a leveza da parte inferior dos mesmos. Os vestidos foram confeccionados com um trabalho belíssimo de bordados sobre bordados. Destaque para as hot pants e para os volumes que aparecem estrategicamente colocados em saias e golas. Resumindo: WAW! Um encerramento com chave de ouro.

Alguns looks do desfile.

 

Advertisements