O ideal vs o inadequado

Importante: As imagens inclusas neste artigo têm por objetivo auxiliar as pessoas a reconhecer a maneira ideal de se vestirem, caso elas estejam acima do peso e, de maneira alguma visam causar constrangimento de qualquer espécie ou algum outro problema similar às pessoas que nelas aparecem. Por conta disso, visando não ter ou causar problemas em relação ao uso de algumas das imagens deste artigo, decidi ocultar rostos através de uma esfera negra. Deixando claro que as imagens que não as contém são de artistas e/ou modelos em fotos de divulgação.  

Hoje o artigo é especial para aquelas pessoas que estão acima do peso e ficam na dúvida sobre como usar roupas estampadas. O que é ideal, afinal de contas? Estampas com padronagens miúdas ajudam a emagrecer? Ou seria o contrário? O ideal é usar roupas mais ajustadas ao corpo quando estou usando estampas, para evitar parecer mais volumosa? É verdade que o mais importante é a cor de fundo da estampa e não a estampa em si? Estas e outras perguntas eu responderei neste artigo e, caso você tenha alguma outra, sinta-se à vontade para deixá-la nos comentários deste artigo ou mande um e-mail para nika.castello@gmail.com.

As roupas estampadas podem ser o terror das pessoas que estão acima do peso ou até mesmo daquelas que tem apenas quadril e/ou seios volumosos. Confesso que dificilmente vejo uma pessoa acertar na hora de compor um look com uma peça estampada, a não ser que ela seja magrinha e/ou com poucas curvas. Pois bem, vamos tentar acabar com este problema.

A primeira coisa que você precisa ter em mente da próxima vez que for vestir uma roupa estampada é que existe algo denominado escala e que ela é a responsável por ajudar a quebrar um dos maiores mitos em relação ao tamanho ideal das estampas para pessoas magrinhas e mais gordinhas. Quer ver como?

Geralmente as pessoas acreditam que as mais gordinhas devem usar estampas miúdas e que as magrinhas devem usar estampas graúdas. “As estampas pequenas são ótimas para as gordinhas. Quanto menor for a estampa, melhor. Assim, ela não aumenta muito o volume do corpo.” Essa afirmação NÃO é verdadeira!

A verdade é que você deve usar estampas com padronagens que acompanhem o volume do seu corpo. Tome por base as duas fotos acima. A da esquerda é a incorreta, sabe por quê? A padronagem pequena acabou adicionando mais volume ao corpo. Já a da esquerda ajuda a criar as curvas necessárias à silhueta, sem fazer a modelo parecer ainda mais volumosa.

Ainda não se convenceu? Vamos tentar um exemplo mais prático. Olhando a imagem abaixo, qual das elipses que se encontra no centro, entre as demais, tem o maior tamanho? A elipse no centro à direita ou a elipse no centro à esquerda?

Se a sua resposta foi a elipse do centro à esquerda, você acaba de mostrar o poder da ilusão de ótica. A verdade é que, tanto a elipse posicionada no centro à direita, como a elipse no centro à esquerda tem o mesmo tamanho! O que faz uma parecer maior ou menor do que a outra é o tamanho das esferas posicionadas ao redor. O que isso prova? Que, se uma pessoa gordinha decidir usar estampas pequenas, a ilusão de ótica que ela vai estar gerando é a de que ela é ainda mais gordinha! Portanto, o ideal é você usar estampas com escala compatível com o volume do seu corpo, ou seja, quanto mais gordinha você for, maior deveria ser a escala da estampa a ser usada!

Outra área problemática é em relação ao tamanho das peças a serem usadas. Quanto mais ajustada ao corpo melhor? Não! O ideal é usar roupas com o tamanho ideal para o volume do seu corpo. No caso das gordinhas, nem muito largas e nem muito justas já resolve a questão.

Roupas mais ajustadas e próximas a silhueta acabam por mostrar ainda mais aquela barriguinha saliente e outros detalhes que você possivelmente gostaria de esconder. Nas fotos acima, na imagem à direita temos o problema da roupa que está ajustada demais à silhueta e também em relação à cor de fundo que, neste caso não é a ideal, muito embora o tamanho da escala na estampa tenha sido feita de maneira acertada. A maneira ideal de vestir estampas e padronagens é como podemos ver na imagem à esquerda.

Mais uma coisa que pode ser uma grande dúvida e um grande problema é em relação à cor de fundo da estampa, como podemos ver na imagem acima, à esquerda e nas duas imagens abaixo.

O fundo de cor escura é a maneira ideal de “afinar” a silhueta, principalmente se a peça for do tamanho ideal, ou seja, nem muito justa e nem muito larga. O que não acontece em nenhum dos looks montados nas fotos acima. Se a calça do look à direita fosse de corte reto ou pelos menos com as pernas da calça mais larguinhas, como por exemplo, uma pantalona estampada e a moça estivesse vestindo uma blusa azul escura por exemplo, o look teria uma “cara” totalmente diferente e, consequentemente mais acertada. No caso da foto à esquerda, uma blusa na cor preta, mais larguinha e uma calça pantalona com estampa sob fundo preto, em uma padronagem de escala maior seria o ideal.

Anúncios