Make válido. Pele saudável

Para manter um make bonito, mantenha uma pele saudável e fique de olho na validade dos produtos!

Para manter um make bonito, mantenha a pele saudável e fique de olho na validade dos produtos!

Você é daquelas que não se importa muito com a validade dos produtos que usa no rosto? Tem mania de manter a maquiagem guardada em ambientes úmidos? Usa os produtos, mesmo que eles estejam com uma aparência diferente da época em que comprou ou com um cheiro não muito “confiável”. Cuidado! Você pode estar atraindo bactérias e fungos para a sua vida e isso pode causar sérios problemas.

Nem sempre a validade do produto é indicador de que ele está próprio para o uso. Por isso é preciso ficar atenta ao aspecto e ao cheiro dos mesmos, para não cair em armadilhas que podem ser nocivas para a sua saúde.

Boca e olhos são partes muitos sensíveis do nosso corpo e, por conta disso é preciso ter cuidado redobrado com o que usamos nessas regiões. A proliferação de fungos e bactérias é mais comum do que pensamos e, não é por não ter acontecido com você que você vai ignorar o perigo. É importante se cuidar!

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o prazo de validade é o “tempo em que o produto mantém suas propriedades, quando conservado na embalagem original e sem avarias, em condições adequadas de armazenamento e utilização”.

Agora, que condições ideais seriam essas? Ambientes com muita umidade, como banheiros, por exemplo, são os menos indicados para guardar maquiagem e cosméticos. Os melhores locais para que a sua maquiagem fique sempre bem conservada são o quarto ou em qualquer outro ambiente que não sofra alterações bruscas de temperaturas e, claro, que não tenha incidência de umidade.

Fique atenta!

– Produtos à base de água costumam estragar com maior facilidade.

– Maquiagem em pó não costuma apresentar mudança de cor ou cheiro, portanto, redobre a atenção com estes produtos. O ideal é usar por até duas semanas após o prazo de validade, caso não encontre irregularidades no produto.

– Se a base líquida apresentar separação do óleo e da cor jogue fora. Não adianta agitar para tentar fazer o produto “voltar ao normal”.

Alguns prazos de validade, segundo especialistas no assunto:

Rímel: 3 a 6 meses.

Base: 6 meses.

Corretivo: 6 a 8 meses.

Pó compacto: 12 meses

Sombra: 12 a 24 meses

Blush em pó: 24 meses

Blush em creme: 12 meses

Lápis de olhos, sobrancelhas e boca: Até 12 meses

Filtro solar: 12 meses

Cremes de limpeza e demaquilantes: 12 meses

Cuidados adicionais:

– Evitar aplicar maquiagem com os dedos, principalmente sobre imperfeições como cravos e espinhas, pois você pode acabar comprometendo todo o conteúdo da embalagem. O ideal, nesses casos, é usar cotonetes para a aplicação do produto. Evite também esponjas e pincéis, para não acabar levando bactérias para outras regiões do rosto.

E os esmaltes?

Os produtos nacionais costumam vir com a data de validade pré-definida na embalagem, de acordo com orientações da ANVISA. Em média, essa validade é de 3 anos, a partir da data de fabricação.

Esmaltes importados quase nunca indicam a informação de validade, mas não se preocupe. É que o sistema usado nos países estrangeiros é o PAO (Period After Opening), ou seja, a validade passa a contar a partir do dia em que a embalagem foi aberta pela primeira vez e, segundo o PAO ele estará apto para uso por até 30 meses (2 anos e 6 meses), após aberto.

É sempre bom ficar atenta também ao cheiro e ao aspecto dos esmaltes.

Agora que você tem bastante informação sobre validade de make e esmaltes, não dê bobeira! É importante manter o estilo e estar na moda, mas saúde vem sempre em primeiro lugar.

Advertisements