O anual Met Gala – Moda ou Arte?

Todos os anos acontece um verdadeiro frenesi sobre quem vai vestir o que em um dos eventos mais prestigiados pelas celebridades do mundo da música, da moda, do cinema e etc.: O baile temático do Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque. Em 2017 não foi nem um pouco diferente.

Neste ano, a atualmente reclusa artista avant-garde e japonesa Rei Kawakubo estará sendo homenageada pelo Met em uma exibição especial. Portanto, o tema da noite do baile de gala, que aconteceu ontem, dia 1 de maio, visava instigar os convidados a também homenagear a criatividade de Rei em suas vestimentas.

Para muitos críticos de seu trabalho, as criações de Rei, a fundadora da Comme des Garons no início da década de 1970 no Japão, estão mais para as de uma artista do que para uma designer de Moda. E não é para menos, já que as criações de Kawakubo, hoje com 74 anos de idade, costumavam ter a reputação de subverter tradições e convenções.

A exposição, intitulada Art of the In-Between, será aberta na próxima quinta-feira, dia 4 de maio, e mostrará exatamente a incrível “habilidade de Kawakubo de desafiar noções convencionais de beleza, bom gosto e moda”.

Segundo as palavras de Andrew Bolton, curador da exposição, em reportagem da BBC Ásia, “ela [Rei Kawakubo], através de sua prática, influenciou toda uma geração não só de designers, mas também de artistas e arquitetos”. Andrew ainda complementa dizendo que “ela força você a repensar as noções de beleza, dos limites do corpo humano, da moda e até mesmo as noções de usabilidade das peças de roupa – quebrando essas barreiras, a fim de criar identidades híbridas”.

Depois de mais de 30 anos, esta é a primeira vez que o Met volta a homenagear um designer de Moda ainda em vida. A última vez que isso aconteceu foi no ano de 1983, quando o Museu foi duramente criticado por homenagear Yves Saint Laurent, em uma exibição que muitos definiram como sendo de cunho comercial, algo que, segundo eles, não era digno dos corredores de um Museu de Arte.

A verdade é que Moda e Arte caminham juntos e que a Moda é, sim, arte, embora muitos ainda torçam o nariz para este fato.

Agora, quais foram os looks mais incríveis e criativos do red carpet do Met Gala de ontem à noite? Confira abaixo os meus favoritos dentre os favoritos.

(Foi muito difícil chegar a esta lista, vou logo avisando. Amei muitos dos looks, tendo em vista o tema da noite).

Met Gala Trio 1

Kate Bosworth divou de Tory Burch, Kendall Jenner estava lindíssima nesse vestido super revelador por La Perla Haute Couture e Halle Berry linda toda a vida vestindo Atelier Versace.

 

 

 

Lily Aldridge

A modelo Lily Aldridge foi de Ralph Laurent

 

 

 

Met Gala Trio 2

Lupita Nyong’o estava belíssima de Prada, Blake Lively estava maravilhosa de Atelier Versace e Cara Delevingne arrasou – como sempre – vestindo Chanel.

 

Twins

Lindas demais nesse estilo boho as irmãs fashionistas Mary Kate e Ashley Olsen.

 

 

 

Met Gala Trio 3

Anna Wintor maravilhosa demais nesse Chanel, Alexa Chung simples e objetiva veste Diane von Furstenberg e Reese Witherspoon de vestido Mugler + Tiffany & Co.

 

 

 

Rihanna Met

Rihanna veste Comme des Garçons

 

Por hora é isso!

Beijos e até breve!

Nika Castello

Advertisements